A
relação da Gestão por competência e consultoria interna
Muito se fala nas organizações na importância de valorizar e
reter seus talentos, criam diversas campanhas motivacionais, plano de carreira,
remuneração compatível com a do mercado ou até mesmo acima, porém não observam
um dos motivos que mais contribuem para os pedidos de demissão das empresas, o
mau relacionamentos com seus chefes imediatos.
No tema de hoje vamos mostrar a relação entre a gestão por
competência e a consultoria interna, a importância de ambas para a organização,
passando pela recrutamento e seleção, treinamentos, análise do candidato,
remuneração até a avaliação de desempenho.
Para isso antes é
necessário definir o que é gestão por competência e a consultoria interna, o
que cada uma delas faz, e de que maneira fazem isso.
O objetivo da gestão
por competências é ter uma gestão mais
prodigalizada e estratégica, diminuindo gastos, gerando aumento no lucro da
empresa e aumento da competitividade da organização, retenção de talentos e
contratação de novos funcionários que irão desempenhar um papel fundamental na
empresa. Antes que a gestão por competência entre em ação é necessário primeiro
fazer o mapeamento da empresa, o que ela precisa, quais são as suas
necessidades, fazendo essa analisa é possível selecionar o profissional
capacitado para estar função, colocando em prática suas competências,
habilidades .
Porém para isso é
necessário que a gestão por competência esteja alinhada as estratégias da
empresa, para que os profissionais possam cada vez mais responder as
necessidades da organização, não basta apenas contratar e treinar o funcionário
se ele não tiver as características e o conhecimento para aquela função, isso
vai trazer a empresa prejuízos, tanto com gastos com treinamentos
desnecessários, demissões, faltas, e funcionários sem compromissos com a
organização.
Na gestão por
competências existem subsistemas como:
• Mapeamento e Mensuração por Competências;
• Avaliação por Competências (Avaliação de Desempenho);
• Plano de Desenvolvimento por Competências;
• Seleção por Competências;
A definição de
competência está baseado nos conhecimentos, habilidades e atitudes que o
indivíduo consegue por em pratica no seu dia a dia.
A consultoria interna
pode está ligada diretamente a gestão por competência e a organização, ela será
intermediária entre elas, a consultoria interna de RH irá utilizar de todos os
processos que estão inseridos na de gestão por competências, mas para que
consiga atingir o sucesso é necessário que ela vivência o dia a dia de seu
cliente.
A consultoria interna
assim como a gestão por competências deve ter conhecimento sobre o a estratégia
da empresa, o consultor interno vai obter todo conhecimento necessário da
empresa para que possa aplicar seus métodos de trabalho e auxiliar a
organização no que for necessário tanto para seu crescimento quanto para se
manter competitiva no mercado e para ajudar em uma possível dificuldade que a
empresa esteja passando. Desta forma a utilização da gestão por competência
pelo consultor interno vai ser muito eficaz para organização.
Uma vez que a
consultoria interna tenha acesso ao que a organização precisa ela poderá criar
os processos necessários para que tome as ações irão ser utilizadas, sendo uma
delas a gestão por competências e todos os seus subsistemas.
Desta forma é possível observar como de maneira estratégica
a gestão por competência e e consultorias internas podem ser úteis para o
sucesso da empresa, para seu crescimento, para se manter competitiva no
mercado, ter uma visão mais profissional sobre recrutamento e seleção,
treinamento e desenvolvimento, motivação de seus funcionários, uma renumeração
que atenta e satisfaça seu colaborador.
Esses processos não
se restringem apenas a grandes empresas, organizações de pequeno e médio porte
também podem utilizar os benefícios da gestão por competência e os serviços da
consultoria interna para alcançar seu crescimento no mercado e evitar custos
que possam ser empecilhos para seu progresso. Uma visão estratégica sempre útil
e importante em todos os momentos da organização e a gestão por competência e o
consultor interno são ótimas opções para qualquer situação que a organização
esteja passando.
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