terça-feira, 10 de maio de 2016

Tipo de líderes, você sabe identificar qual é o seu ?

Tipo de líderes, você sabe identificar qual é o seu ?


Já falamos aqui na página sobre a importância que o líder para o sucesso e desenvolvimento de sua equipe, seja em qualquer área que for o líder tem o papel fundamental para o seu grupo alcance seus objetivos, e não digo apenas no ramos empresárial, digo em diversas áreas, seja ela no esporte, seja ela na segurança ou até mesmo na política de uma nação, um liderança perdida jamais irá conduzir com sucesso seu grupo. Mas vamos lá, não existe apenas um tipo de liderança, alguns de vocês já podem ter se deparado com diversos tipos de líderes um diferente dos outros ou até mesmo você tem um tipo de liderança diferente de seus colegas, mas será que você consegue identificar qual é o seu ou qual é o de sua liderança ?
Segue então alguns de lideranças que existem, você consegue identificar qual é o seu ?

Líder liberal ou também conhecido como laissez faire: Este líder que não se impõe ao liderados, permite que o grupo tenha liberdade para tomar decisões, ou seja é o que da mais autonomia ao grupo, embora isso possa lhe custar um grupo sem respeito com o líder em um determinado momento que ele tenha que se impor perante a equipe.

Líder exigente:Sendo totalmente diferente do liberal este líder por sua vez acompanha a equipe em todos os seus passos, nada passa despercebido, para ele não existe erros, para ele a excelência é a palavra chave para o sucesso.

Líder inspirador: É aquele que é um espelho para sua equipe, não é muito de dar ordens, mas suas atitudes já dizem muito sobre ele, e desta forma seus liderados querem seguir os passos de seu líder e fazem o que for necessário para alcança-lo.

Líder democrático: Este líder está sempre disposto a ouvir seus liderados, suas sugestões significam muito para ele, está sempre aberto ao diálogo é a sua principal característica, considera que ouvi – los irá ajudar muito no alcance de sua meta.

Líder executivo: É o líder que muitas organizações buscam pelo fato de ser suas habilidades técnicas e suas competências.

E estes são alguns estilos de liderança que existem, vale a busca por outros exemplos caso você não tenha se identificado com algum.
Abraços e até a próxima!

terça-feira, 19 de abril de 2016

Dez coisas que não se deve fazer em uma entrevista de emprego


Ter um comportamento adequado em uma entrevista de emprego, demostrar entusiasmo  e interesse pela vaga, saber utilizar o português de maneira correta, saber se apresentar bem, ter uma boa oratória, ter conhecimento sobre a empresa e o cargo concorrido são boas dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego, mas muito mais que isso é necessário também saber o que não se deve fazer em uma entrevista, principalmente no momento em que estamos passando em que as oportunidades estão cada vez mais difíceis quando ela aparecer não podemos nos dar o luxo de perder.
Então aqui estão os  10 erros que não se devem cometer em uma entrevista de emprego que irá facilitar e lhe ajudar muito no momento do processo seletivo.

1 Ir para entrevista utilizando vestimentas que não são adequadas para a vaga.
2 Se atrasar para a entrevista.
3 Mentir ou inventar qualificações.
4 Mexer no celular.
5 Não mostrar interesse pela vaga.
6 Perguntar pelo salário antes da hora.
7 Falar mal do emprego atual ou anterior.
8 Falar demais.
9  Falar sobre problemas pessoas.
10 Não entrar em discussão com o entrevistador.


E estas são as dicas do que não se deve cometer em uma entrevista de emprego, lembrando que com estas dicas não é garantia que a vaga será sua, a outros aspectos a serem analisados pelo entrevistador, mas em não cometer estes erros você já estará um passo a frente dos demais candidatos.  Boa sorte para suas próximas entrevistas.

terça-feira, 12 de abril de 2016

Neuromarketing - novo marketing

95% das suas decisão de compras, são através da parte inconsciente do cérebro. Sabendo disso, que tal usá-lo pra aprender a vender seus produtos ou serviços?

O assunto de hoje será sobre um vídeo do youtube que achamos super interessante, voltado para área de marketing, pois o mesmo nos da uma visão mais apurada que está em nosso cotidiano.
vamos ver algumas situações que praticamos diariamente mas não percebemos.





terça-feira, 15 de março de 2016

Benchmarking: O que as organizações podem aprender uma com as outras.





O japoneses tem uma palavra chamada “dantotsu” que significar lutar para torna-se o melhor do melhor com base num proceso de alto aprimoramento que consiste em procurar, encontrar e superar os pontos fortes dos seus concorrentes.
Esse conceito enraizou-se em uma nova abordagem de planejamento estratégico.

Durante a última década, ele tem produzido resultados impressionantes em companhias com a Xerox, a Ford e a IBM e é conhecido como Benchmarking.

Benchmarking é um processo contínuo de comparação de produtos, serviços e práticas entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes.É o processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas “companhia a companhia” para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva.

Benchmarking surgiu com a necessidade de informações e desejo de aprender depressa como corrigir um problema empresarial.

A competitividade empresárial aumentou acentuadamente  nas últimas décadas, obrigando as empresas a um contínuo aprimoramento de seus processo produtos e serviços visando oferecar alta qualidade com baixo custo e assumir uma posição de liderença de mercado onde atua.

Na maioria da vezes aprimoramento exigido sobretudo pelos clientes e processos, produtos e serviços ultrapassa a capacidade das pessoas envolvidas por estarem elas pressas nos seus próprios paradigmas.

Na aplicação do Benckmarking como todo o processo é preciso respeitar e conhecer algumas regras e procedimentos para que os objetivos sejam alcançados e exista uma constante melhoria do mesmo.

Neste processo existe um controle constante desde a sua implantação (Plano de processo) até sua implementação(Ação do processo).

A empresa interessada em implantar o Benchmarking deve analisar os seguintes fatores: ramo, objetivo,amplitude, diferenças organizacionais e custos. Antes da definição ou aplicação do melhor método, pois cada empresa individualmente tem suas necessidades que devem ser avaliadas antecipadamente à aplicação do processo.

Outra vantagem do Benchmarking é a mudança da maneira  de uma organização pensar sobre a necessidade para a melhoria.

Um senso de competitividade surge à medida que um equipe, reconhece oportunidades de melhorias além de suas observações diretas, e os membros  da equipe tornan-se motivados a se empenhar com excelência, inovação e aplicação de pensamento inovador a fim de conseguir a sua própria melhoria no processo.

É necessário  que as organizações  que buscam o Benchmarking como uma ferramenta de melhoria assumam uma postura de “organização que se deseja aprender com os outros” para que possa justificar o esforço investido no processo, pois essa busca das melhores práticas  é um trabalho intensivo,consumidor  de tempo e que requer disciplina. Portanto Benchmarking é um escola que se aprende a aprender .


Saber fazer e adptar Benchmarking  no processo de organização  pode nos permitir vislumbrar oportunidades e também ameaças competitivas, constituindo um atalho seguro para a excelência com a ultilização  de todo o trabalho intelectual acumulado por outras organizações evintando os erros  e armadilhas do caminho.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Utilização da Ferramenta 5W2H

Utilização da Ferramenta 5W2H


 Esta ferramenta, cuja a idéia está contida nos versos de I keep six honest serving – men de Rudyard Kipling, é nada mais nada menos do que sete perguntas que devem ser respondidas . Ao responder as perguntas, você terá em mãos um plano de ação com grandes chances de sucesso.
Vamos as perguntas:
1.      What – O que fazer?
2.      Where – Onde fazer?
3.      Why – Por que fazer?
4.      When – Quando fazer?
5.      Who – Quem irá fazer?
6.      How – Como será feito?
7.      How much – Quanto irá custar?

Ao responder a pergunta “O que fazer? “ garanta que a ação está atacando a causa do problema e não o efeito.

Um exemplo disso seria uma ação para, em uma fábrica de automóveis, reduzir o número de peças rejeitadas por falhas na pintura .

Uma ação que combate o efeito seria refazer a pintura, enquanto uma ação para combatar a causa seria  melhorar o controle e a seleção dos fornecedores de tinta.
A pergunta “Por que fazer?” é importantíssima!

Geralmente em uma empresa, as ações demandam custos e investimentos.

Uma boa justificativa pode transformar um projeto reprovado em aprovado.

Não existe idéia ruim, existe idéia mal vendida.

A pergunda “Quando fazer?” pode ser respondida  com a data  na qual a ação será implementada  com a data até qual ação será implementadas ou com o período ao longo do qual  a ação  será implementada.

Ao definir o “Quem irá fazer? ” é importante determinar claramente o nome da pessoa responsável pela ação e preferencialmente o substituto.

Evite utilizar o nome do setor como por exemplo, RH ou departamento de financeiro ou de projetos.

Evite também atribuir uma ação a uma pessoa que não esteja presente  na reunião para ser informada a ter a possibilidade de discordar  de sua participação no projeto.

A pergunta “Como será feito?” é a mais importante do 5W2H.

É aqui que o planejamento acontece !

Essa pergunta é o coração do plano de ação onde todos os detalhes serão relatados, todas as possibilidades de falha serão estudadas e os efeitos colaterais de ação serão levantados.

Aqui deve descrever o passo a passo para que a ação aconteça.

Uma ferramente interessante que pode ser usada é o PDCA(Plan do check action – Planejar – Executar – Verificar e Agir).

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Currículo sem segredo: Montagem de mini currículo.

Parte 4(útima) Montagem do currículo- Internet



Como foi dito no início de série, as empresas recebem diversos currículos por dia,  para inúmeras funções, para os mais diferenciados cargos, imagine o tempo que que se levaria para analisar cada um desses currículos por vaga, cargo, área, função entre outros.

Com o intuito de otimizar o seu tempo muitas empresas preferem receber os currículos diretamente em seus sites, desta forma geralmente por meio de formulários ou pelo link “Trabalhe conosco” pois desta forma ficar mais fácil localizar os candidatos para as vagas que surgirem, por meio de um filtro a organização  irá localizar os profissionais com o perfil mais indicado para a vaga em aberto.

É preenchido um formulário com suas informações mais relevantes com o objetivo de facilitar a triagem dos recrutadores, neste formulário ainda pode conter um espaço para uma pequena redação que será o seu mini currículo que nada mais é que um resumo das suas informações profissionais.

O mini currículo deve constar:

  • O resumo das suas experiências profissionais.
  • Destaque dos pontos fortes.
  • Projetos desenvolvidos e resultados alcançados.


Para criar um míni currículo deve se seguir os seguintes passos:
  • Primeiro passo: Resumo da experiência profissional (Caso tenha).
  • Segundo passo: Resumo da formação acadêmica.
  • Terceiro passo: Resumo de seus pontos fortes(Idioma, informática, liderança de equipes).
  • Quarto passo:  Projetos desenvolvidos e resultados alcançados.

Desta forma seu míni currículo terá todas as informações necessárias de maneira objetiva e clara mostrando ao recrutador suas qualificações.

Enfim terminamos a série currículos sem segredo, espero que tenha ajudado aos leitores do blog esclarecendo suas dúvidas e auxiliando na elaboração de seu currículo, boa sorte nos seus processos seletivos e até mais!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Currículo sem segredo: Elaboração de currículo para quem possui pouca ou nenhuma experiência.

Parte 3-  Apresentação e elaboração de currículo para quem possui pouca ou nenhuma experiência.




Para aqueles que tem pouca experiência profissional sempre se perguntam: “Como preparar um currículo se tenho pouca experiência?”
Mas tenha calma, todos um dia começaram como você!

O currículo de quem está começando sua carreira profissional deve conter informações que digam um pouco sobre você, seu potencial e seus cursos e seus conteúdos deve ser simples, verdadeiro, claro e direto.

Para ajuda-lo usaremos algumas perguntas que farão você fazer uma análise e reflexão sobre quais informações suas devem constar no currículo.

Lembrando que em primeiro lugar serão sempre seus dados 
pessoais.

Qual o seu nome completo?
Endereço completo(Rua, bairro,  CEP, Cidade, Estado) ?
Telefone? E-mail?
Estado Civil? Idade? Nacionalidade?

Segunda etapa, elabore seu objetivo.
Objetivo??

Formação acadêmica, você está cursando:
Ensino médio?
Ensino tecnico-profissionalizante?
Ensino médio e técnico?
Ensino superior?
Em qual curso, em que ano e semestre você está?
Qual o nome da sua instituição de ensino e sua localização?
Previsão de termino de curso?

Conhecimentos específicos.
Possui algum conhecimento em informática, idiomas, cursos extracurriculares (Palestras, seminários e oficinas profissionalizantes também podem ser incluídos aqui)?
Atividades voluntárias?
Intercambio?

Agora basta responder todas as questões e elaborar o seu currículo neste formato de acordo com as respostas, o currículo deve ser em folha A4 e fonte times new romam na cor preta, se ele possuir poucas informações utilize o espaçamento de 1,5 entre as linhas, utilize no nome a fonte de número 14 e para as demais informações de número 12. 
De preferência utilize em seu currículo as palavras :
·         Habilidade
·         Vivência
·         Domínio
·         Experiência

Fim da etapa 3, até a próxima e última parte!


sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Currículo certo: Tendências do mercado

Parte 2- Tendências do mercado.





Nessa etapa será apresentado as tendências do mercado na montagem do seu currículo, o que deve e não deve ser apresentado no seu currículo, e quais são os mais adequados para o mercado de trabalho. 

O currículo deve ser dividido em cinco partes: 

Cabeçalho e dados pessoais: 
 Nome completo (no alto da página) 
 Nacionalidade 
 Idade ou data de nascimento  
 Naturalidade 
 

Dados pessoais:
Telefone fixo, celular, telefone para recado, e-mail e endereço completo. 

Objetivo: 
 Cargo que pretende ocupar, o porquê querer atuar nesta área e sua contribuição para empresa 

Formação Acadêmica: 
 Nome do curso, instituição onde está sendo realizado ou realizou, previsão de término de curso, se realizou ou realiza alguma atividade que o fez se destacar aos demais estudantes ou trabalho desenvolvido no ambiente acadêmico que tenha alguma relevância deve ser incluídos aqui. 

Experiência Profissional: 
 Inicia-se pela descrição da empresa mais recente, contendo o mês e o ano de saída, nome da empresa e cargo ocupado com uma breve descrição das atividades desenvolvidas e resultados alcançados 


Informações Adicionais: 
 Idiomas (caso o candidato possua algum deve ser mencionado o seu nível de conhecimento), 
Cursos de aperfeiçoamento desde que não fuja do perfil profissional da vaga em questão. 


  • O que não deve conter no seu currículo:


Números de documentos em geral:
Caso a empresa precise desses dados ela solicitará a você.

Assinaturas:
O currículo é o local onde apresenta informações importantes para o selecionador, não é documento, portanto a assinatura é dispensável.

Número de filhos: 
Essa informação não deve ser colocada no currículo, deve ser tratada no momento da entrevista.

Hobby e atividades que realiza em tempo livre: 
Esse é um assunto que deve ser tratado na entrevista, ou seja também é dispensável para o currículo.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Currículo certo: Conhecendo o currículo


Currículo certo será uma série de quatro partes que irá lhe auxiliar na construção de seu currículo, se colocar no lugar do recrutador e entender um pouco mais sobre o que ele busca em um currículo, como elaborar um currículo para quem não tem experiência, tendências do mercado e como construir um míni currículo, boa leitura a todos!



Parte 1 -Conhecendo o currículo:
Nesta primeira parte você terá acesso a informações de como elaborar um currículo, a importância da empatia ou seja se colocar no lugar do examinador (recrutador) e desenvolver um currículo atraente. 

O currículo é o primeira impressão que o recrutador tem a seu respeito, levando em conta que há um número muito maior de candidatos do que o número de vagas o seu currículo deve ter algo que chame atenção do examinador a ponto de ele ter interesse de lhe convocar para uma entrevista. 
Nesta primeira parte vamos fazer o papel de examinador, de como ele vê o seu currículo, do que ele espera receber, e o que vai fazer com que ele entre em contato para as etapas subsequentes do processo seletivo. 
O examinador irá considera três critérios: Apresentação, adequação a vaga e ortografia. 

Apresentação: O formato do currículo, bem estruturado, claro e organizado 

Adequação a vaga: Experiência e conhecimento do candidato que o tornam seu perfil adequado para a vaga. 

Ortografia: São fundamentais, afinal ninguém vai recrutar alguém que escreva errado. 

O currículo deve conter um conjunto de informações sobre: Vida pessoal, formação acadêmica e preparo profissional. Vale lembrar que o currículo deve ser único e personalizado para cada empresa ou vaga. 
Não existe uma forma mágica de elaborar o seu currículo, é fundamental que o candidato desenvolva um currículo adequado para a vaga ou empresa, esse sim é o diferencial. 

É muito importante que o candidato elabore um currículo objetivo, não muito extenso isso faz com que o examinador não descarte seu currículo logo de início, o ideal é um currículo com uma página no máximo duas (a não ser que seja um currículo com uma extensa experiência profissional, mais voltado para cargos de diretorias). 

Finalizado a primeira parte do série currículo sem segredo, nesta primeira etapa observamos alguns aspectos essenciais para chamar atenção do recrutador e aumentar suas chances para uma convocação para as próximas etapas do processo seletivo, na etapa número dois iremos analisar as tendências do mercado. 


Até a próxima!