terça-feira, 15 de março de 2016

Benchmarking: O que as organizações podem aprender uma com as outras.





O japoneses tem uma palavra chamada “dantotsu” que significar lutar para torna-se o melhor do melhor com base num proceso de alto aprimoramento que consiste em procurar, encontrar e superar os pontos fortes dos seus concorrentes.
Esse conceito enraizou-se em uma nova abordagem de planejamento estratégico.

Durante a última década, ele tem produzido resultados impressionantes em companhias com a Xerox, a Ford e a IBM e é conhecido como Benchmarking.

Benchmarking é um processo contínuo de comparação de produtos, serviços e práticas entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes.É o processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas “companhia a companhia” para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva.

Benchmarking surgiu com a necessidade de informações e desejo de aprender depressa como corrigir um problema empresarial.

A competitividade empresárial aumentou acentuadamente  nas últimas décadas, obrigando as empresas a um contínuo aprimoramento de seus processo produtos e serviços visando oferecar alta qualidade com baixo custo e assumir uma posição de liderença de mercado onde atua.

Na maioria da vezes aprimoramento exigido sobretudo pelos clientes e processos, produtos e serviços ultrapassa a capacidade das pessoas envolvidas por estarem elas pressas nos seus próprios paradigmas.

Na aplicação do Benckmarking como todo o processo é preciso respeitar e conhecer algumas regras e procedimentos para que os objetivos sejam alcançados e exista uma constante melhoria do mesmo.

Neste processo existe um controle constante desde a sua implantação (Plano de processo) até sua implementação(Ação do processo).

A empresa interessada em implantar o Benchmarking deve analisar os seguintes fatores: ramo, objetivo,amplitude, diferenças organizacionais e custos. Antes da definição ou aplicação do melhor método, pois cada empresa individualmente tem suas necessidades que devem ser avaliadas antecipadamente à aplicação do processo.

Outra vantagem do Benchmarking é a mudança da maneira  de uma organização pensar sobre a necessidade para a melhoria.

Um senso de competitividade surge à medida que um equipe, reconhece oportunidades de melhorias além de suas observações diretas, e os membros  da equipe tornan-se motivados a se empenhar com excelência, inovação e aplicação de pensamento inovador a fim de conseguir a sua própria melhoria no processo.

É necessário  que as organizações  que buscam o Benchmarking como uma ferramenta de melhoria assumam uma postura de “organização que se deseja aprender com os outros” para que possa justificar o esforço investido no processo, pois essa busca das melhores práticas  é um trabalho intensivo,consumidor  de tempo e que requer disciplina. Portanto Benchmarking é um escola que se aprende a aprender .


Saber fazer e adptar Benchmarking  no processo de organização  pode nos permitir vislumbrar oportunidades e também ameaças competitivas, constituindo um atalho seguro para a excelência com a ultilização  de todo o trabalho intelectual acumulado por outras organizações evintando os erros  e armadilhas do caminho.

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