Fatores que geram o turnover
Podemos listar dentre os diversos fatores que motivam os profissionais a deixarem seus empregos à busca de novas oportunidades:
- ausência de incentivos ou poucos benefícios
- baixos salários
- clima organizacional
- não adaptação com a cultura da empresa
- falta de desenho do cargo
- não plano de carreira
Qual seria o custo de rotatividade de pessoal?
Somam-se:
- despesas de rescisão de contrato de trabalho;
- despesas de recrutamento;
- despesas de seleção;
- despesas de treinamento;
- despesas de adaptação; e
- outras despesas variáveis (advogados, justiça do trabalho, etc.).
Consequências do turnover
O turnover existe em todas as empresas, mas torna-se prejudicial para sua sustentabilidade quando sua ocorrência é constante, pois a prática contínua gera custos mensuráveis como: a contratação de novos funcionários e também o custo nos desligamentos. E também gera custos imensuráveis, como por exemplo, tempo em treinamento, tempo de adaptação etc. Contudo, quando se tem funcionários que não estão mais atingindo os resultados esperados, seja por não estarem satisfeitos ou por não respeitarem as regras da empresa, demitir torna-se a única solução.
Como as empresas podem diminuir o turnover?
Algumas dicas:
- Detectar quais as razões que estão levando seus funcionários a deixarem a organização e trabalhar estratégias que estabeleçam a solução do problema.
- Se for por razões motivacionais, estudar possibilidades para estimular os funcionários a permanecerem na empresa, de maneira que o mesmo enxergue mudanças na gestão e, sobretudo sinta-se valorizado.
- Questões salariais e benefícios são muito importantes, por exemplo, empresas que oferecem participação nos resultados, são empresas muito desejadas em se trabalhar e muito concorridas também, isso porque motiva o funcionário a produzir mais e de melhor qualidade. É evidente o entendimento de que quanto melhor o resultado da empresa, melhor será para ele também.
- Treinar as pessoas para desempenharem novas funções, faz com que o colaborador se sinta valorizado aumentando sua autoconfiança e se sinta reconhecido por seus talentos, tomando gosto pelo que faz e dando seu melhor.
Enfim, existem muitas maneiras de reter talentos na organização para assim diminuir o índice de turnover, o que vai depender é claro da visão empresarial, do modelo de negócios e suas políticas organizacionais.
De forma um pouco mais prática, vamos ver um modelo de questionário voltado para o desligamento, até porque no desligamento é um dos momentos mais importantes para que o gestor tire daquele funcionário informações relevantes para se basear com os demais da empresa e tentar melhorar a situação empresarial..
Para detectar os respectivos problemas, além das entrevistas com chefias e funcionários, pode-se adotar a “Ficha de Entrevista de Desligamento” (modelo a seguir, que poderá ser complementado, de acordo com as necessidades de cada empresa). As informações serão sempre preciosas, capazes de identificar os problemas que norteiam na empresa.
FICHA DE ENTREVISTA DE DESLIGAMENTO
Funcionário:
Depto:
Cargo:
Data:
” O objetivo da administração desta empresa, é o de detectar possíveis erros cometidos para com seus funcionários.
Para que possamos cada vez mais melhorar as condições gerais de trabalho, pedimos a sua colaboração neste momento de preencher este pequeno questionário, lendo todas as questões com muita atenção e as responda com toda a sinceridade.
O presente questionário, será apenas de uso exclusivo do Depto. de Administração de Pessoal, em caráter confidencial, pelo que não será divulgado entre os funcionários desta empresa.
Gratos,
Administração de Pessoal / RH ”
01. Você está se desligando da empresa, porque:
( ) pediu demissão ( ) foi demitido ( ) pediu para ser demitido (fez acordo) Por quê ?
02. O seu setor de trabalho era:
( ) limpo ( ) sujo ( ) bem iluminado ( ) temperatura normal ( ) silencioso ( ) barulhento ( ) ar puro ( ) mal iluminado ( ) muito quente ( ) muito frio ( ) ar poluído ( ) outros
03. No desempenho de suas funções, você tinha os equipamentos e materiais necessários para trabalhar em boas condições ?
( ) não usava ( ) não ( ) sim ( ) mais ou menos
04. O seu salário estava:
( ) ótimo ( ) baixo ( ) bom ( ) muito baixo Por quê ?
05. Você sentia-se bem no trabalho oferecido ?
( ) sim ( ) não ( ) mais ou menos Por quê ?
06. O pessoal do seu setor, se davam bem, isto é, havia coleguismo entre eles ?
( ) todos se davam bem ( ) alguns se davam bem, outros não ( ) a maioria não se entendia muito bem Por quê ?
07. Você se relacionava bem com o seu superior ?
( ) sim ( ) não
Com superiores de outros setores ?
( ) sim ( ) não ( ) não o conhecia
Com o Gerente ?
( ) sim ( ) não ( ) não o conhecia
08. O seu superior reconhecia seu esforço no trabalho ?
( ) sim ( ) não ( ) mais ou menos ( ) não sei
09. Recebeu alguma promoção, desde que foi admitido na empresa ?
( ) sim ( ) não
Cite abaixo os cargos você ocupou anteriormente ?
10. No seu ponto de vista, você acha que as promoções eram dadas à pessoas erradas ?
( ) sim ( ) não ( ) não sei Por quê ?
11. Já foi transferido de um setor para outro ?
( ) sim ( ) não Você saberia dizer por quê foi transferido ?
12. Poderia ter progredido melhor em outro setor ?
( ) sim ( ) não sei ( ) não
Caso positivo, qual o setor ?
Por quê ?
13. No seu ponto de vista, o quê poderia ser melhorado no seu setor para que os colegas trabalhassem com mais vontade e mais satisfação ?
a partir dessaS respostas retidas, terão subsídios para cada vez mais diminuir a rotatividade.
obs: Esta não é a única maneira de fazer isso, pois grande motivo da rotatividade parte da seleção errada.. ou seja, são muitos aspectos que poderão ocasionar no turn-over!
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