domingo, 29 de novembro de 2015

AVALIAÇÂO DE DESEMPENHO

A melhor forma de demonstrar que o gestor está de olho no trabalho do seu funcionário, valorizando suas decisões, métodos, conhecimento técnico, etc., é através do acompanhamento de perto das atividades realizadas. E o método mais eficaz de demonstrar este acompanhamento é através da Avaliação de Desempenho do colaborador.por meio dela é possível  identificar diversos GAP’s e LACUNAS que necessitam de melhoria dentro de uma organização.


O que é a Avaliação de Desempenho?

A avaliação de desempenho é uma ferramenta da gestão de pessoas que visa analisar o desempenho individual ou de um grupo de funcionários em uma determinada empresa. É um processo de identificação, diagnóstico e análise do comportamento de um colaborador durante um certo intervalo de tempo, analisando sua postura profissional, seu conhecimento técnico, sua relação com os parceiros de trabalho etc.

Como implantar a avaliação por desempenho?

Este método tem por objetivo analisar as melhores práticas dos funcionários, proporcionando um crescimento profissional e pessoal, visando um melhor desempenho de suas funções no ambiente de trabalho. Além disso, é uma importante ferramenta de auxílio à administração de recursos humanos da empresa, alimentando-a com informações que auxiliam a tomada de decisão sobre práticas de bonificação, aumento de salários, demissões, necessidades de treinamento etc.

Segundo Wagner Siqueira, o processo deavaliação de desempenho de um colaborador inclui, dentre outras, as expectativas desejadas e os resultados reais. Sendo divida em algumas etapas:

Apreciação diária do comportamento do colaborador, seus progressos e limitações, êxitos e insucessos, com oferecimento permanente de feedback instantâneo;Identificação e equacionamento imediato dos problemas emergentes, procurando manter continuamente um alto padrão de motivação e de obtenção de resultados;Entrevistas formais periódicas de avaliação de desempenho, em que avaliador e avaliado analisam os resultados obtidos no período considerado e redefinem novas orientações, compromissos recíprocos e ações corretivas, se for o caso.

Neste processo, o gestor precisa avaliar as fraquezas e limitações dos funcionários, buscando identificar pontos de melhoria, necessidade de treinamento ou até mesmo remanejamento do indivíduo para outras funções em que poderia render melhor. Buscando sempre equilibrar as metas estabelecidas pela empresa com o comportamento de seus colaboradores, a fim de manter o sistema funcionando em harmonia, atingindo sempre os objetivos traçados.

Assim, o papel principal da avaliação de desempenho é identificar e trabalhar de forma sistêmica as diferenças de desempenho entre os muitos funcionários da organização. Tendo sempre como base a interação constante entre avaliador e avaliado.

Formas de avaliação de desempenho

Existem diversos sistemas e/ou métodos para se avaliar o desempenho de um funcionário dentro de uma empresa. Variando de acordo com a necessidade do gestor, do setor e dos objetivos da avaliação, bem como do perfil dos avaliados e da dinâmica de observação utilizada. Listamos abaixo os métodos mais tradicionais de avaliação, os quais falaremos em outra oportunidade, em outros posts sobre o tema. São eles:

Escalas gráficas de classificação
Escolha e distribuição forçada
Pesquisa de campo
Incidentes críticos
Comparação de pares
Auto-avaliação
Relatório de performance
Avaliação por resultados
Avaliação por objetivos
Padrões de desempenho
Frases descritivas
Avaliação 360 graus
Avaliação de competências
Avaliação de competências e resultados
Avaliação de potencial
Balanced Scorecard.

Vantagens da Avaliação de desempenho

Por meio da avaliação de desempenho é possível identificar novos talentos dentro da própria organização, por meio da análise do comportamento e das qualidades de cada indivíduo. Gerando, assim, novas possibilidades para remanejamento interno de colaboradores. Além de poder oferecer bonificações e premiações aos funcionários que mais se destacarem na avaliação.

Outra vantagem é a possibilidade de gerar umfeedback mais fácil aos funcionários analisados e gestores, uma vez que tem como resultado informações relevantes, sólidas e tangíveis para um resultado eficiente. Este feedback faz com que os avaliados queiram investir ainda mais em seu desenvolvimento, melhorando seu desempenho e trazendo vantagens para a empresa.

Este método é importante, também, para eliminar achismos e palpites quando da avaliação de um funcionário. É um meio de obter informações reais e avaliar de perto as implicações de uma possível mudança na gestão de recursos humanos da empresa.


Por isso, manter este tipo de avaliação pode trazer muitos benefícios e mudanças positivas na gestão de pessoas de uma organização, seja qual for o seu tamanho. Com ela o gestor pode avaliar melhor seus subordinados, melhorar o clima de trabalho, investir no treinamento de seus pares, melhorar a produtividade, desenvolver os métodos de remuneração, fazê-los trabalhar de forma mais eficiente etc. Todos ganham quando uma equipe é avaliada de forma satisfatória pelos gerentes.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Mudança de atitude: Saia da sua zona de conforto e alcance seu sucesso

          Mudança de atitude: Saia da sua zona de conforto e alcance seu sucesso. 




Todos nós pelo menos uma vez na vida já paramos para refletir o que gostaríamos ser no futuro, o que gostaríamos de fazer, nos espelhamos em alguém que achamos ser um exemplo de profissional e até onde podemos chegar e qual é o nosso limite, porém nem todos que pensam assim saem de sua zona de conforto para por em prática atividades que irão lhe fazer alcançar seus objetivos. Por diversos aspectos deixam de realizar seus sonhos, uns precisam de algum incentivo externo, alguém que esteja sempre ali lhe motivando, uns por impor limites há si próprio dizendo que não tem mais idade pra isso, que seu tempo já passou, que não tem o conhecimento necessário para aplicar e desenvolver seus objetivos e uma série de obstáculos e preferem ficar da mesma forma que estão. 

O primeiro ponto pra que você saia de sua zona de conforto e entender que não há limites que impeçam você de realizar aquilo que você almeja, nem idade, nem tempo, nem falta de conhecimento a única coisa que pode lhe atrapalhar é você mesmo. 
E porque digo isso ? 
Porque você se conhece como ninguém e sabe se sua capacidade, e quanto mais a desenvolver mais evidente ela ficará, faça da seguinte maneira: 

Escreva e registre tudo aquilo que você quer fazer, que você sonha em fazer , faça um planejamento e siga esse planejamento, , estabeleça etapas ,metas e prazos, exercite suas tarefas não deixe de fazer aquilo que você registrou , com o tempo você perceberá que já está fazendo no automático e aquilo que achava que não ia conseguir já virou um costume. 

Além disso a partir dos momentos que você que alcançar suas metas outras serão criadas e com isso estará sempre buscando novos conhecimentos e mais incentivo será gerado. 

Então não se permita e não se conforme com sua atual situação, mesmo que ela não esteja ruim ela sempre pode melhor, seja exigente consigo mesmo. 

Até que ponto você está disposto a sentir realizado ? 
Até aonde você quer chegar? 
Então prepare-se! 
Planeja-se ! 
Defina o que você quer e siga em frente em busca do seu objetivo e boa sorte na sua empreitada. 


terça-feira, 10 de novembro de 2015

Currículo ou indicação, qual é o mais preferível para as empresa? Por que?

Você já enviou milhares de currículos solicitando um uma vaga e nunca foi correspondido?
Conhece alguém que foi rapidamente contratado porque foi indicado?
Vejam o porquê as empresas PREFEREM indicações a currículos.


      A cada dia, a indicação para empregos tem se tornado cada vez mais comum. Conhecida também por ‘QI’, ou seja, quem indica. É um método muito importante e seguro para as empresas que estão em busca de bons funcionários.
      Contudo, a indicação está sendo vista por grandes profissionais da área de RH como algo favorável não apenas para o candidato, mais também para as empresas, que economizam com anúncios e facilita no processo de recrutamento e seleção.

      Segundo a professora de MBA da FGV, Lara Castro, a busca por resultados mais satisfatórios é um dos motivos que levam as empresas optarem em uma indicação interna de funcionários.  “Quando o DP já conhece o perfil do profissional,  tudo fica mais fácil. Hoje, o tempo é dinheiro e as empresas não querem ter prejuízos, por isso não dispensam boa indicações. Mesmo assim é necessário que o RH avalie as competências necessárias do indicado”.
      O processo seletivo sai bem mais barato desta forma, isto é fato, já que os anúncios em jornais podem ser trocados por divulgação da vaga em rede sociais, principalmente através de perfis de funcionários da empresa. Além disto, os processos seletivos que duravam até 20 dias podem ser realizado em uma semana, claro, dependendo do cargo oferecido.
Inclusive as empresas preferem contratar por indicação outros motivos, tais como:
·       1-   Já conhece o funcionário quem o indicou.

·        2- A empresa acredita que por ser indicado por algum funcionário, ele não vai indicar uma pessoa  de má índole.

·        3- A pessoa que indicou já deve ter passado informações de como funciona a cultura da empresa e trabalho, com isso a empresa não precisará começar do zero com o novo funcionário.

·       4-  Ele já tendo afinidade com um funcionário(que indicou), será mais fácil o relacionamento entre os demais.

      Diante de tantos benefícios para as empresas que adotam esse tipo de processo, muitas adotam os como principais fontes de preencher tal vaga. E melhor, incentiva os funcionários com gratificações por cada indicação. Contudo fica mais evidente nossa necessidade de nos relacionar com os outros e construir o famoso "networking" que foi postado recentemente em nossa página. Isto não quer dizer que temos que deixar de enviar currículos.

Leitor, muito obrigado por acessar nossa página!
Volte sempre! 
INDIQUE um amigo pra ler também. Rsrs.